De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ocorrem, por ano, mais de 10 milhões de mortes no mundo, devido ao consumo de cigarro. O tabaco acarreta doenças vasculares, respiratórias, cancros, entre outros tipos de problemas.

Apesar de ter consciência dos males ocasionados pela nicotina, a maioria dos fumadores não consegue deixar o vício de lado, principalmente por conta dos efeitos da abstinência. É exatamente nesse ponto que a acupuntura pode fazer toda a diferença.

Além do prejuízo para a saúde, causa danos na aparência e estética; o consumo constante do cigarro causa rugas precoces. O cigarro prejudica a nutrição da pele de dentro para fora, pois causa contração dos vasos sanguíneos que nutrem a pele, formando rugas profundas. Além disso, os fumantes desenvolvem rugas ao redor dos lábios, pelo movimento repetido de puxar e expelir a fumaça.

Técnicas utilizadas:

Eletroestimulação Auricular e Acupuntura: Estimula a produção de hormonas do bem-estar (endorfinas, serotonina e dopaminas). Melhora significativamente os quadros de ansiedade, angústia depressão, e abstinência.

No entanto, é de vital importância que o paciente queira deixar de fumar. É prescrito também, para auxiliar a deixar o vício, Fitoterapia chinesa e/ou suplementos, dependendo do caso, outras técnicas da Medicina Chinesa são empregadas.

Após deixar de fumar, é importante o paciente continuar a fazer as sessões de Medicina Tradicional Chinesa, para desintoxicar o corpo e diminuir os efeitos prejudiciais do fumo, restabelecendo a saúde do organismo.

Estudos a respeito da eficácia da Acupunctura para deixar de fumar, de acordo com a OMS: “ensaios clínicos de abstinência passiva, sem nenhuma sugestão ou motivação para parar de fumar. Os pacientes foram informados de que receberiam Acupuntura para outros fins, e não lhes foi pedido para deixar de fumar. Foi feita uma comparação entre os efeitos da Acupuntura auricular e a Acupuntura no corpo: 70% dos pacientes da Acupuntura auricular e 11% dos que receberam a Acupuntura no corpo, ou se abstiveram totalmente de fumar, ou reduziram a quantidade de consumo pela metade. Além disso, 72% dos pacientes experimentaram com a Acupuntura auricular uma aversão ao sabor do tabaco (204).

Voltar